Aportes em publicidade digital no Brasil chegaram a 3,36 bilhões de dólares em 2017

 

O investimento em publicidade digital aumentou 15% no Brasil em 2017, chegando a 3,36 bilhões de dólares, de acordo com a multinacional de pesquisa de mercado eMarketer. As empresas, inclusive, estão priorizando Facebook Ads e Google AdWords, segundo levantamento da Content Trends.

Além disso, a crescente popularização da internet e das redes sociais, especialmente entre os brasileiros, tem transformado as estratégias das organizações. Anteriormente habituadas a trabalhar ações offline, como anúncios em revistas, panfletagens e outdoors, as equipes de marketing se viram diante de um novo desafio — conquistar potenciais consumidores por meios online.

Esse cenário evidencia uma carreira cada vez mais em alta no mercado: o profissional de marketing digital. Patricia Amaro, diretora de e-commerce e digital da Unilever na América Latina, conta que não é mais possível considerar um profissional que não entenda do assunto. “Isso é mais do que obrigatório, principalmente quando você está falando das áreas de marketing e comunicação”, diz a profissional, ressaltando que esse conhecimento adicional pode trazer vantagem competitiva durante processos seletivos na Unilever.

 

Diferenças

 

Existem duas perspectivas que diferenciam o profissional de marketing tradicional e o especialista em marketing digital. A primeira é técnica: para atuar com marketing digital é preciso ser um profissional orientado à performance. “Ele precisa entender não só sobre fundamentos de marketing, mas também de estratégia de conteúdo, redes sociais, otimização de sites, e-mail marketing e mensuração de campanhas”, explica Renata Goldfarb, gerente de produtos responsável pelo curso Nanodegree Marketing Digital da Udacity, empresa de cursos online.

Além da necessidade de saber como construir, executar e mensurar os projetos online, o segundo diferencial do especialista em marketing digital é que ele possui um perfil bem específico. “Em marketing digital, é preciso ser muito mais adaptativo, estar confortável com as transformações e conseguir ter uma visão um pouco mais à frente, além de saber encontrar oportunidades e ter disposição a riscos”, aponta Patricia Amaro, da Unilever.

O profissional tradicional de marketing tem mais dificuldade para entender esse novo mundo em transição. Para Patricia, é preciso conseguir compreender os sinais que indicam o que vem por aí. “Claro que tudo o que a gente fez em marketing tradicional até aqui é muito importante, mas precisamos começar a adicionar outros elementos nessa equação.”

“O conselho que eu daria para o profissional de marketing hoje é que ele se preocupe em desenvolver recursos para aprender a ler sinais em vez de buscar aprender fórmulas do sucesso. E esses recursos podem ser disciplinas adjacentes, como sociologia e psicologia, para entender o que está acontecendo com o mundo e a sociedade, além de conhecer sobre tecnologia, estar atualizado com esse novo mundo de inteligência artificial e tudo o que está sendo transformado em nossa vida”, sugere Patricia. “Isso que vai transformar os profissionais em líderes e, consequentemente, trazer trajetórias de sucesso.”

Falando em Marketing digital você já ouviu falar em “Clique e Retire” modalidade de entrega de produtos de e-commerce? Não! Então veja mais aqui.

Na Unilever, a área de marketing digital foi dividida entre os setores de digital, e-commerce e business intelligence. Nos últimos anos, ela vem ganhando peso na estratégia da empresa. Há quase seis anos, a equipe era formada apenas pela atual diretora. Hoje, são cerca de 40 pessoas trabalhando exclusivamente com os projetos de digital e e-commerce.

E a tendência de contratar cada vez mais profissionais de marketing digital não é exclusiva de grandes empresas. Pequenos e médios negócios também estão apostando no profissional de mídia digital.

 

Fonte: < https://exame.abril.com.br/carreira/cresce-investimento-no-profissional-que-domina-marketing-digital/ >. Acesso em: 02/08/2018 ás 13h11.