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Deve-se ter total conhecimento e domínio do seu segmento. Nesse estudo, devemos identificar uma dor e decidir quais recursos (produto ou serviços) serão utilizados para saná-la.
E isso vai muito além do que se acha que o futuro empreendedor precisa. É colocar-se no lugar do possível cliente e identificar o que ele necessita. Exemplo disso é abrir um bar que toca MPB e os moradores locais, que, inevitavelmente, irão frequentar o estabelecimento, preferirem pagode ou sertanejo – a dor, nesse caso, não foi sanada e haverá erros e prejuízos. Portanto, o público deve ser o foco da sua empresa.
Como vou resolver ou fazer parte da vida dele e beneficiá-lo de alguma forma?
Preparar um plano de negócio – apesar de parecer moroso – é uma parte importante deste processo, fazendo valer o estudo, mostrando caminhos traçados e uma visão do todo. O documento também ajuda a planejar a velocidade desse percurso, considerando-se a velocidade de adaptações que o mundo corporativo pede (ou seria exige?).
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Se a decisão for iniciar uma empresa sozinho, é preciso conhecer muito o mercado – o que demanda tempo, energia e investimento. O modelo de franchising antecipa um pouco isso, em vista que o processo já foi testado e aprovado, trazendo consigo um passo a passo. Mas a escolha depende de cada perfil, porque franquias têm regras que precisam ser seguidas.
Aos criativos e inquietos, o ideal são empreendimentos próprios, em que podem fazer suas regras e inovações.
Networking e contatos também são importantes – os primeiros clientes de quase todos os negócios são os parentes e amigos. Concorrentes ou empresas que trabalham no mesmo nicho ou correlatos podem se tornar parceiros, derrubando o mito de que concorrência é ruim. O boca a boca ainda tem muita valia e gera crescimento e admiração mútua.
Leia também: MEI: A importância de manter um contador sendo Microempreendedor Individual
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Para fazer o barco navegar mais tranquilamente, a escolha correta do capital humano é como achar o vento direcional. Vale, portanto, aceitar suas fragilidades e buscar uma equipe com perfis que se complementem e que comprem a sua ideia, fazendo a marca crescer.
E lembre-se: se começou perfeito, começou tarde. O momento de empreender é aquele em que se há uma certeza, internamente, do sucesso.
Fonte<https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/ge2/artigos/2020/02/725300-como-comecar-um-negocio-do-zero.html> Acesso em: 27/02/2020 ás 09h30.
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