Oferecer produtos e serviços que sejam criados de acordo com o perfil de cada consumidor é uma das estratégias para atrair os consumidores

O atendimento personalizado já faz parte do cenário atual e deve ser praticado pelas empresas que quiserem prosperar em seus segmentos. Hoje, no mercado, quem dita as regras é o consumidor e as empresas precisam se adaptar. O bom atendimento é aquele que soluciona os anseios do cliente de maneira satisfatória. Para conquistar e fidelizar clientes, é preciso oferecer produtos e serviços que sejam criados de acordo com o perfil de cada um.

Por que se bate tanto na tecla do atendimento personalizado?
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Sem um atendimento personalizado, o cliente pode não ficar satisfeito e procurar a concorrência. Além disso, ele pode trazer alguns resultados para o sucesso do seu negócio. Um cliente bem atendido passa a ter confiança nos seus serviços. E é justamente essa confiança que o leva à fidelização.

Sabemos que ter uma boa imagem organizacional é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É por meio dela que se forma a reputação da empresa junto ao público. Dessa forma, é possível atrair cada vez mais clientes.

Como prestar um bom atendimento personalizado?

Existem muitos canais que permitem que o relacionamento com o cliente seja direto e eficaz. Além disso, não exigem grandes investimentos. Na hora de fazer o planejamento estratégico, é preciso pensar nos canais que podem fazer parte do atendimento ao cliente.

As redes sociais são um bom começo para quem quer criar laços com os consumidores. A maioria deles está lá e muitos utilizam as redes sociais para obter mais informações sobre produtos e serviços, além de utilizá-las para fazer reivindicações e avaliações das empresas.

Interagir de forma positiva com os consumidores por meio das redes sociais é uma maneira de melhorar a sua reputação e alavancar seu negócio, pois os clientes estarão cientes de que você se dedicou para solucionar as demandas da melhor forma possível.

Há consumidores que preferem conversar diretamente com um atendente. Para isso, mantenha uma equipe capacitada para solucionar as demandas por meio do telefone, de forma personalizada.

Outro canal excelente para manter o relacionamento com o cliente é o e-mail. Esse canal é um aliado quando o assunto é atendimento personalizado. Para isso, fique atento aos pedidos realizados, não os deixe “parados” na caixa de entrada por muito tempo. Quanto mais ágil você for em responder os pedidos e solicitações, maior será a percepção do cliente.

Ainda está em dúvida de como a personalização do atendimento pode trazer grandes resultados à sua empresa? Separamos alguns cases de sucesso que vão ajudá-lo nessa caminhada!

Cases

Starbucks

O Starbucks é uma referência quando o assunto é atendimento ao cliente. A rede de cafeterias conta com diversos tipos de atendimento. Por exemplo, em Tóquio, um funcionário fez a mão um cardápio em braille para atender um deficiente visual. Depois disso, esse cardápio é mantido até hoje ao lado do caixa para ser utilizado por clientes com deficiência visual.

Nos Estados Unidos, baristas de um Starbucks da Califórnia perceberam que existiam diversos clientes que eram deficientes auditivos. Isso os incentivou a ter aulas de sinais para se comunicarem melhor com esses clientes. Essa iniciativa trouxe diversos ganhos à empresa, que é reconhecida pelo atendimento personalizado.

Zappos

A rede de varejo online ligada à Amazon adotou um modelo de atendimento ao cliente totalmente personalizado e os resultados atingidos são impressionantes. Por exemplo, um cliente comprou um par de sapatos para usar no casamento do seu melhor amigo. Mas na hora da entrega, o entregador se confundiu e os deixou no endereço errado. O cliente ligou para o SAC da Zappos e explicou a situação. A Zappos rapidamente enviou um pacote expresso que chegou ao cliente no dia seguinte. Além disso, o promoveu a uma conta VIP, que não paga frete, e ainda o reembolsou pelo valor total da compra.
Outro episódio que deixou a Zappos ainda mais reconhecida foi quando uma cliente comprou seis pares de calçados para a mãe que estava com os pés sensíveis por causa de um tratamento médico. A senhora não consegui calçá-los e entrou em contato com a loja para devolvê-los. A Zappos entendeu a situação e enviou um buquê de flores à senhora com um cartão desejando melhoras. Além disso, mãe e filha ganharam uma conta VIP na rede de varejo online.

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Fonte: < https://revistapegn.globo.com/MEI/noticia/2019/09/atendimento-personalizado-confira-dicas-para-fidelizar-seus-clientes.html > Acesso em: 12/09/2019 às 16h00.