Quer saber como investir melhor seu dinheiro? Confira estas dicas:

Muitas pessoas deixam de investir, ou aplicam seu dinheiro em investimentos que não são muito rentáveis, justamente por falta de conhecimento sobre como investir dinheiro de forma segura. Na verdade, isso é muito mais fácil do que você imagina. Bons investimentos requerem disciplina, informação e conhecimentos básicos sobre como funciona o mercado de investimentos.

1. Identifique seu perfil como investidor

Esse é o primeiro passo para quem quer cuidar bem de seu patrimônio e aprender como investir dinheiro corretamente. Não importa se seu perfil como investidor é mais conservador (avesso a riscos) ou ousado (está disposto a lidar com eventuais perdas): é imprescindível encontrar tipos de investimento adequados para você. E, para fazer isso, é preciso identificar seu perfil como investidor. Você está disposto a assumir riscos, como a flutuação de ações que pode desvalorizar seu investimento? Você prefere ter uma renda fixa, porém com menos chances de perda? Quanto tempo pretende deixar o dinheiro investido? Responder essas perguntas é essencial para identificar seu perfil e então encontrar as aplicações ideais para você. Em geral, o brasileiro é mais conservador, já que temos um histórico de taxa de juros, instabilidade econômica e inflação alta.

2. Faça o dinheiro trabalhar por você

Todo investimento deve ter um objetivo em comum: fazer com que ele se multiplique e trabalhe por você. Em vez de você viver em função de pagar contas, parcelar dívidas, juntar alguns trocados todo mês para economizar, não seria bom poder contar com a renda de seus investimentos? Pois é esse o objetivo de todo investidor. Pensando nisso, o GuiaBolso criou um Guia de Investimento simples, rápido, e de baixo risco, que vai trazer rentabilidade ao seu dinheiro. Nossa regra é simples e pode ser feita em dois passos: 1) Invista sua reserva financeira em Fundo DI: separe o equivalente a, pelo menos, 3 salários para aplicar em fundos DI, um tipo de Renda Fixa. 2) Invista para o futuro aplicando em títulos de bancos médios (CDB, LCA, LCI): o restante do seu dinheiro é aplicado em títulos de bancos médios que rendem mais que o DI e são garantidos pelo FGC (mesma garantia da poupança). Para saber mais detalhes, veja nosso post do Guia de Investimento.

3. Invista pensando no futuro: a aposentadoria

Nada de investir pensando somente na viagem que você quer fazer no ano que vem, ou na troca do carro. É preciso investir também para o futuro. Assim, você garante desde já uma aposentadoria mais tranquila, não dependente apenas da assistência do governo (que está cada vez menor). Considere opções como aplicações de renda fixa com longos períodos de carência para resgate.

4. Amplie seus conhecimentos sobre como investir dinheiro

Para saber qual o efeito da alta de juros sobre os investimentos, de como contornar a inflação, ou até mesmo quais mercados vão estar em alta no futuro, é preciso se informar. Procure ler sobre economia e finanças na internet e em jornais especializados, como o Valor Econômico. Por mais que você não compreenda todos os termos inicialmente, essa é uma maneira de começar a se informar e de fazer escolhas melhores de investimentos no futuro. Com essas dicas sobre como investir dinheiro, está na hora de colocar algumas recomendações em prática! Aproveite essas dicas para fazer bons investimentos e economizar! Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe aqui seus comentários!

Fonte: https://blog.guiabolso.com.br/dicas-de-como-investir-dinheiro/ <Acesso em: 02/11/20>